Livros

Medicina Integrativa • A Cura Pelo Equilíbrio

Em seu primeiro livro, Medicina Integrativa • A cura pelo equilíbrio o médico Paulo de Tarso Lima, reúne informações sobre os tratamentos, a filosofia e os resultados concretos dessa prática.

Pioneiro no mercado editorial brasileiro, o livro mostra que apesar dos fabulosos avanços dos últimos cem anos, a medicina convencional ainda não consegue tratar a doença e, ao mesmo tempo, prevenir seu surgimento. “É para equilibrar essa situação que surge a medicina integrativa, que se pauta pela união dos avanços científicos com as terapias e práticas complementares cujas evidências comprovem sua segurança e eficácia”, afirma o médico.

No livro, o autor aborda os conceitos que norteiam a prática e oferece dicas que podem ser adotadas e seguidas em qualquer momento do dia. São exercícios de relaxamento para a consciência corporal e para o cultivo da atenção plena; apresentação de uma pirâmide alimentar anti-inflamatória; demonstração de como montar um prato colorido e rico em nutrientes; informações sobre a verdadeira relação entre alimentação e câncer; e sugestões para diminuir o nível de estresse. A mudança na dieta, a recomendação de atividades físicas, redução de estresse, terapias de corpo e mente ou uso de técnicas da medicina oriental são diretrizes da medicina integrativa.

Resultado de sua experiência Clinica e de amplas pesquisas realizada pelo medico de, depois de participar do Programa de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona, o livro traduz o conceito de cura em sua visão ampliada de cura. Em cinco capítulos, o autor enfatiza a importância de prestar atenção a alguns pontos vitais de nossa vida, como a respiração, a alimentação e o controle do estresse. Fala também sobre o futuro da medicina integrativa, destacando os modelos práticos adotados nos Estados Unidos e no Brasil, a questão econômica e os caminhos para se chegar à boa medicina, que usa todos os recursos em prol do paciente.

A obra apresenta, de maneira clara e didática, as vantagens da nova abordagem médica tanto para o profissional da área como para o leigo. Além disso, contribui para a implementação de novos centros de cuidados médicos e a realização de pesquisa e educação. Para o médico Andrew Weil, fundador e diretor do Centro de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona (EUA), que assina o prefácio, o livro se transformará em excelente referência para o campo da medicina integrativa.

Confira Também: